domingo, 27 de abril de 2014

Bolinho de vagem

Um amigo me deu uma ideia: postar receitas vegetarianas. Nunca fiz nenhuma receita que se intitulasse vegetariana, então tomei como uma missão - já que (ainda) não tem nenhuma propositalmente para este fim. O Well - o tal amigo - é ovo lacto vegetariano, ou seja, não come nenhum tipo de carne vermelha ou branca, mas bebe leite e come ovo e os derivados.

A receita do bolinho de vagem é bem simples, se usa poucos ingredientes e não dá muito trabalho. Quando era criança, minha mãe também fazia com outros legumes, como cenoura e beterraba e, as vezes, até juntava couve ou espinafre. O melhor desse bolinho é que a criançada gosta, então é uma forma de fazer-las comer legumes sem perceber!

Vamos ao que interessa??

Nível de dificuldade: Fácil/Médio

O que vai precisar:
Vagem cozida e cortada em rodelas finas
1 medida (copo ou xícara) de farinha de trigo
1 medida (copo ou xícara) de leite
1 ovo para cada medida de leite e farinha
Sal
Óleo para fritar
Prazer, vagem! Aqui tem pouco menos de 400g.

Como fazer:
Primeiro, lave as vagens e depois corte as pontas. Se cortar primeiro, a sujeira entra e ninguém quer isso!
A vagem tem um "fiozinho" aos lados que se tira, cortando a ponta e puxando. Quanto mais fresca estiver, mais fácil de tirar, mas não tem problema se não sair inteiro. Depois, corte em rodelas finas e cozinhe com um pouco de sal. Reserve até esfriar
Vagem crua cortada em rodelas finas.

Quando esfriar, misture em um recipiente a vagem, a farinha de trigo, o leite e o ovo até ficar assim:
Se achar que está muito líquido, adicione mais farinha. Se estiver muito grosso, adicione mais leite. Vai de olho mesmo, sem medo! Agora com a ajuda de uma colher (de sopa), pegue um pouco de massa e frite em óleo bem quente.Nessa hora, você não meche, tá?! Deixa paradinho pra não ficar engordurado. Depois, vira...

E, quando estiver dourado dos dois lados, retire da frigideira e deixe absorver a gordura no papel toalha. Depois é só partir pro abraço e comer!
Bolinho de vagem

Se come com: Arroz + feijão + carne; Arroz + feijão; Macarrão; ou sozinho, é uma delícia.

Espero que tenham gostado, abraços!

3 comentários:

  1. Não muito fã de vagem não, mas a cara ficou muito boa. Vou fazer!!! E parabéns pelo seu blog, tá bem legal. Continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito fã de vagem e como esse bolinho a vera! hehe
      Obrigada pela visita e pelo elogio. Você pode acompanhar os posts cadastrando seu e-mail na coluna a direita e receber as atualizações. Abraços ;)

      Excluir
    2. Já me cadastrei pra receber no meu e-mail... Achei isso bem prático... Ah, e mori de rir no post do gastrônomia da depressão!!! Vc tem que fazer mais.
      Abs.

      Excluir

Quando a panela de pressão começar a chiar, você já sabe o que fazer. Shhhhhhh